Dia 25 de julho: Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha
Hoje, dia 25 de julho, celebra-se o dia internacional da mulher-negra latino americana e caribenha, uma data não só de celebração, mas também de muita reflexão sobre as lutas diárias da população negra contra a violência e a desigualdade que os/as atingem duramente. E foi a partir dessas reflexões que em 1922, um grupo de mulheres negras decidiu se unir para debater formas de solucionar tais situações criando o primeiro encontro Internacional de Mulheres Negras Latinas e Caribenhas em Santo Domingo, na República Dominicana.
A rede, junto à Organização das Nações Unidas (ONU), reivindicou para que o dia 25 de julho fosse reconhecido internacionalmente como o dia internacional da mulher negra latino-americana e caribenha.
No Brasil, no dia 2 de junho de 2014, foi instituído por meio da Lei no 12.987, o dia 25 de julho como o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. Ilustrada na imagem, “Rainha Tereza” como ficou conhecida em seu tempo, foi uma importante líder quilombola, um grande símbolo de resistência na luta contra a escravização e o genocídio colonial.